february press release banner.GIF (30045 bytes)

 

COMUNICADO DE IMPRENSA

SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO DA OEA VISITARÁ HAITI

 

O Secretário-Geral da OEA, Doutor César Gaviria, solicitou ao Secretário-Geral Adjunto, Embaixador Luigi R. Einaudi, que o represente na cerimônia de tomada de posse do novo Presidente do Haiti, em 7 de fevereiro de 2001. O pedido do Secretário-Geral é o resultado de cartas datadas de 4 e 17 de janeiro em que o Presidente Préval o convida para o evento e solicita que a OEA retome suas atividades "para ajudar o Haiti, acompanhando seus esforços para a consolidação das instituições democráticas e o respeito dos direitos humanos."

O Embaixador Einaudi aproveitará sua presença no Haiti para manter as linhas de comunicação abertas para todos os interessados, no sentido de determinar até que ponto foram alcançadas as condições para a continuidade da identificação pela OEA, juntamente com o Governo e outros setores da comunidade política e da sociedade civil do país, de alternativas e recomendações para superar o atual impasse político do país.

O Secretário-Geral Adjunto terá também a oportunidade de avaliar as possibilidades da implementação de outras medidas julgadas apropriadas para o fortalecimento da democracia no Haiti, em conformidade com a resolução CP/RES. 772, aprovada pelo Conselho Permanente da Organização em agosto de 2000, e com os oito compromissos contraídos em dezembro de 2000 pelo Presidente que assumirá suas funções. Esses oito compromissos foram subseqüentemente confirmados à OEA pelo Primeiro-Ministro Jacques Edouard Alexis, em entrevista com o Secretário-Geral Adjunto em 12 de janeiro de 2001 e em declaração feita ao Conselho Permanente em 18 de janeiro de 2001 pelo Representante Interino do Haiti junto à OEA.

O Secretário-Geral continua a insistir em que a ampla representação política, a participação plena e a segurança dos cidadãos são pontos críticos para a estabilidade do Haiti.

2 de fevereiro de 2001