Organization of American States

(C-203/01)
Octubre 2, 2001

  

CRIAÇÃO, POR PARTE DO SECRETÁRIO-GERAL DA OEA,
DO GRUPO DE AMIGOS DO HAITI

 

César Gaviria, Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, anunciou hoje (2 de outubro de 2001) a criação de um Grupo de Amigos do Haiti para ajudar a solucionar as dificuldades do Haiti.

A formação do Grupo de Amigos é um mandato do Trigésimo Primeiro Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral, realizado em São José, Costa Rica, que convidou "o Secretário-Geral a estabelecer um Grupo de Amigos do Haiti, formado por Estados membros e Observadores Permanentes junto à OEA interessados em assisti-lo nesses esforços."

Um grupo informal de amigos apoiou firmemente a última rodada de negociações em Porto Príncipe em julho. Subseqüentes consultas na sede da OEA levaram à formação do Grupo de Amigos, constituído pelos seguintes Estados membros da OEA: Argentina, Bahamas, Belize, Canadá, Chile, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana e Venezuela, bem como Alemanha, França, Espanha e Noruega em sua função de Observadores Permanentes.

O Grupo de Amigos do Haiti será um grupo informal de assessoramento ao Secretário-Geral. Prestará apoio às diversas atividades explicitamente conferidas pela resolução AG/RES. 1831 (XXXI-O/01), tais como as relacionadas com o fortalecimento da democracia, promoção e proteção dos direitos humanos e desenvolvimento econômico e social do Haiti. O Grupo de Amigos também ajudará a apresentar os pontos de vistas e as questões às autoridades políticas do Haiti e ao povo haitiano e, neste sentido, ajudará a preparar resoluções ou propostas a serem submetidas aos corpos políticos da OEA.

Continuam no Haiti as consultas sobre o reinício de negociações para solucionar as dificuldades atuais do Haiti . A criação do Grupo de Amigos deverá acelerar esse processo.

 

**********