Bem-vindos a este fórum de discussão relacionado com a Carta Democrática Interamericana. A Organização dos Estados Americanos (OEA) criou esta página para incentivar os cidadãos do Hemisfério a participar no desenvolvimento desta importante afirmação dos princípios democráticos.

Na Terceira Cúpula das Américas, realizada em abril, os líderes do Hemisfério instruíram a OEA a preparar uma Carta Democrática Interamericana que fortaleça a sua capacidade de resposta dos países do hemisfério quando a democracia for ameaçada. O texto preliminar, ora em discussão, teve origem durante a Assembléia Geral realizada em San José, Costa Rica, de 3 a 5 de junho. O Conselho Permanente da OEA recebeu o mandato de concluir o trabalho da Carta Democrática até 10 de setembro deste ano.

Como parte do nosso compromisso com a transparência, estamos utilizando essa home page para atingir um vasto grupo de pessoas e buscar a colaboração dos cidadãos. Esperamos que você se informe sobre as questões e contribua com suas idéias e opiniões. Embora o texto final seja naturalmente negociado por representantes dos 34 Estados membros do Hemisfério democraticamente eleitos, essa página lhe dará a oportunidade de ser ouvido pelas pessoas que tomam as decisões.

A OEA está dedicada a expandir o diálogo entre os povos das Américas em questões-chave que afetam a nossa vida. Nada pode ser mais importante para o futuro da região do que a defesa da democracia e dos direitos humanos. Nós o convidamos a participar deste debate democrático.

Clique aqui para ler o texto preliminar de Carta Democrática que está em discussão na OEA.

Clique aqui para contribuir com suas idéias e opiniões sobre a Carta Democrática Interamericana

©2001.Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos. Página elaborada por: Departmento de Informação Pública / Departmento de Tecologia e Serviços Administrativos. Desenho e Programação: Daniel Laender e Victor Bustos.